03/03/18 | 9:50
Startup Weekend Education termina neste domingo com soluções criativas para a educação
Startup Weekend Education Manaus

Startup Weekend Education foi realizado no auditório do Colégio Século

Uma plataforma digital para conectar novas metodologias para educação, um aplicativo que ajuda alunos a terem aulas de reforço on-line. Essas são apenas duas das ideias que surgiram no Startup Weekend Education, que começou na última sexta-feira e termina neste domingo, 04/03, no Centro Educacional Século. O evento, que acontece simultaneamente em mais de 100 países, tem o apoio da Prefeitura de Manaus e patrocínio do Centro Educacional Século.

A metodologia do Startup Weekend, que pela primeira vez traz o tema da educação para Manaus, envolve a criação, discussão e implementação de uma ideia durante uma imersão de três dias. É o maior evento de startup do mundo, organizado pela Techstars e apoiado por empresas como o Google for Entrepreneurs e a Fundação Kauffman. O evento reúne líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Desses eventos já nasceram startups de sucesso como Easy Taxi, Zapier e Rover.

Para a secretária municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), Ananda Carvalho, que atuará como jurada neste domingo, esta edição se alinha aos objetivos do prefeito Arthur Neto de fomentar o empreendedorismo e mais ainda ao se voltar para a educação. “Lançamos ano passado vários projetos voltados ao empreendedorismo, incluindo o Empreendedorismo nas Escolas e ficamos felizes de poder apoiar um evento que busca o desenvolvimento de soluções que resolvam problemas educacionais no país”, ressalta Ananda.

Gerente de Qualificação da Semtrad, Felipe Brandão, e um dos organizadores do SWE, Macaulay Souza.

Um dos organizadores do Startup Weekend Education, Macaulay Souza, disse que esta primeira edição Education do Startup Weekend estava superando as expectativas. “Tínhamos vagas para 60 pessoas, tivemos de abrir mais 10 e ainda havia mais pessoas querendo participar. Pela metodologia do evento tivemos de fechar em 70 mesmo”, explica. “Esperamos que saiam daqui ideias inovadoras que resolvam problemas ligados à educação, mas também que gerem muito networking para ideias futuras”.

Neste domingo, as equipes, que receberão orientação de mentores, irão apresentar os projetos para uma banca de julgadores. O Startup Weekend é o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em mais de 700 cidades em mais de 100 países.