14/08/17 | 10:05
Rota da Tecnologia começa mapeamento das comunidades de inovação de Manaus

O encontro Rota da Tecnologia, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) e o Sebrae-AM, reuniu mais de 20 líderes e representantes de 12 comunidades de tecnologia e inovação da cidade. Foi a primeira reunião integradora das comunidades e foi realizada na Vila Hub Coworking, no sábado, 11/08.

O gerente de Projetos e Pesquisa da Semtrad, Diego Siqueira, e a gerente do Sebrae, Glaucia Campos, que também está à frente do programa Flash Sebrae, avaliaram como positiva a primeira reunião das comunidades de inovação. “Nosso objetivo foi debater o cenário da economia criativa local para, a partir das proposições geradas, ser possível iniciar o mapeamento de todos os grupos de trabalho ligados ao ecossistema de inovação de Manaus. Acredito que este desafio foi cumprido, mas ainda temos muito trabalho pela frente para identificar mais grupos”, comenta Siqueira.

Para Gláucia Campos, do Sebrae, a Rota da Tecnologia é um primeiro passo para fortalecer o empreendedorismo digital. “Este encontro foi de grande importância para reconhecer o que podemos fazer e o que precisamos que os atores e lideranças que envolvem o empreendedorismo de startups façam para transformar ideias em negócios de sucesso e, com isso, mudar a realidade da nossa região com a geração de emprego e renda”, ressaltou.

Empreendedorismo Digital

Neste primeiro encontro, participaram representantes de comunidades como Jaraqui Valley, GDG Manaus, Startup Weekend, Villa Hub, Impact Hub, Cardume Coworking, Fabriq Aceleradora, Cunhantã Digital, Bepid, Startup Hub, Indikko e C.E.S.A.R. Eles puderam expor suas ações e dificuldades para empreender em Manaus. Todos saíram com o compromisso de trabalhar em favor do ecossistema local, mobilizando o maior número possível de atores envolvidos com o tema.

A Secretária Executiva do Fundo Municipal de Fomento a Micro e Pequenas Empresas (Fumipeq), Raphaela Antony, também apresentou as ações do Fumipeq, mostrando as possibilidades de sinergia entre o fundo e os empreendedores.
O próximo encontro foi agendado para o dia 14 de setembro, no Cardume Coworking e também será aberto para organizações, grupos de trabalho e pessoas que se identificam com o empreendedorismo de startups.