04/07/18 | 18:14
Prefeitura viabiliza ida de artesãos à maior Feira de Negócios de Artesanato da América Latina

Pela primeira vez, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), leva à Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), cinco de seus artesãos cadastrados, representando a cidade. O evento começou nesta quarta-feira, 04/07, e vai até 15 de julho, em Pernambuco.

A Fenearte faz parte do Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE) e é também a maior feira de artesanato da América Latina. O evento, que conta com a participação de artesãos de todo o mundo, tem como tema este ano o Legado do Mestre Salu, considerado uma das maiores autoridades em cultura popular pernambucana.

Segundo a secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, a ida dos artesãos representa o fortalecimento das políticas de apoio ao artesão e da economia solidária. “É a primeira vez que o artesanato de Manaus está sendo representado em um evento deste porte e temos orgulho de saber que isto está sendo viabilizado a partir de uma política pública com o programa Manaus Mais Empreendedora e uma de suas ações voltadas para o artesanato, o Manaus Feita à Mão”, destacou. “Esta tem sido a determinação do prefeito Arthur Neto de investirmos em tudo o que possa gerar mais emprego e renda aos trabalhadores, incluindo aí os artesãos”.

De acordo com o diretor do Departamento de Economia Solidária, Virgílio Melo, os artesãos estão felizes e empolgados com a participação na feira. “Por meio de parceria com o Sebrae, houve toda uma preparação dos artesãos para a feira, além de eles também estarem recebendo consultorias e participando de qualificação em cursos como formação de preço, embalagem e fotografia, entre outros. Será uma oportunidade ímpar para eles e para a arte de Manaus. É algo inovador e inusitado para todos nós”, disse ele.

Manaus feita à mão

Para Denizal Melo, um dos artesões cadastrados na Semtrad que estão participando da feira, o sentimento é de conquista e recompensa. “É uma sensação ótima para quem vem em busca de reconhecimento. Além disso, meu trabalho ser de conscientização ambiental, mostrando uma maneira de reciclar os resíduos que agridem o meio ambiente”.

Denizal também está concorrendo em três categorias em um concurso promovido pela Fenearte. “Foi uma surpresa quando fiquei sabendo de estava entre os trinta artistas concorrendo em três categorias, estou entre os melhores na reciclagem. Tenho certeza que já sou premiado apenas por participar dessa grandiosa feira de artesanato”.

Maria Milome, também uma das artesãs que está representando Manaus na Fenearte, agradece o trabalho da Semtrad em relação ao artesanato. “O que a Semtrad está fazendo conosco, nos dando a oportunidade de mostrar nosso trabalho em outro Estado, é muito importante para deixarmos a marca de Manaus pelo Brasil. Mostrar a outras pessoas de outras culturas, que nós temos muitas coisas bonitas a oferecer”, ressalta ela.

Sobre a Fenearte

A Fenearte é considerada a maior feira de artesanato da América Latina e já está em sua 19ª edição que será realizada de 04 a 15 de julho de 2018 no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante os 12 dias de evento, as mais surpreendentes criações artesanais do Brasil e do mundo podem ser encontradas no evento.