10/10/18 | 12:10
Prefeitura leva curso voltado ao artesanato a internos da Fazenda da Esperança

,

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), levou em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), o curso Tendências Criativas aos internos da Fazenda da Esperança, localizada no Km 15 da BR 174.

O curso mostra como o ramo de Economia Criativa vem se destacando em geração de renda, criação de empregos e ganhos na exportação. Este mercado ainda precisa ser muito explorado e falta mão-de-obra qualificada para tal. Além da teoria, os internos viram também os principais tipos de produtos utilizados nos trabalhos e as técnicas mais utilizadas pelos artesões mais experientes.

Ricardo Silva, instrutor do Sebrae, citou durante uma das aulas a importância da valorização da produção do artesanato amazonense e indígena. “Nós precisamos enxergar esses produtos como parte de nossa história. Quando um turista vem até nossa terra e leva consigo uma peça, seja ela qual for, leva junto dele um pedaço da nossa floresta, da nossa fauna e flora”, destacou ele.

Ângelo B, um dos internos que pediu para seu sobrenome ser descrito desta maneira, aproveitou a presença da equipe da Semtrad para agradecer a oportunidade. “O que percebemos com esses treinamentos que recebemos aqui, é que cada um encontra seu caminho. Alguns, como eu, gostam de artesanato, outros de tecnologia e assim por diante. Eu, em nome de todo o grupo, agradeço à Prefeitura de Manaus por essa oportunidade que nos foi dada”, disse ele durante o encerramento do curso.