01/10/18 | 17:25
Prefeitura lança pacote com mais de 900 vagas em cursos e oficinas gratuitos de qualificação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), lança nesta segunda-feira, 01/10, edital com pacote de cursos e oficinas gratuitos que serão oferecidos durante o segundo semestre deste ano. São 920 vagas para 41 cursos de qualificação profissional.

Parte do programa Manaus Mais Empreendedora, o projeto “Aprendendo Profissões, Empreendendo o Futuro” leva à população manauara um leque cheio de opções para cursos de qualificação. São 44 turmas divididas entre 41 cursos que envolvem desde Finanças para Empreendedores e Cooperativismo até questões mais práticas como Confeitaria, Almoxarife e Logística e Estoque, entre outros. Os cursos estão sendo oferecidos a partir da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Junior Achievement.

A pré-inscrição, que começa hoje e vai até as 23h59 de quarta-feira, 03/10, deve ser feita através do link (INSCRIÇÕES ENCERRADAS ÀS 23H59). Cada candidato só poderá se inscrever em apenas um curso. Os inscritos deverão comparecer na quinta-feira, 04/10, para confirmar a inscrição no Senai Antônio Simões, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial.

É importante lembrar que a inscrição não garante a vaga. Antes da matrícula, que será realizada nos dias 10 e 11/10, será feita uma seleção dos inscritos, levando em conta todos os pontos exigidos pelo edital. A lista com os alunos selecionados será divulgada no dia 09/10, a partir das 15h, aqui no site da Semtrad.

Para saber de todos os requisitos e o perfil exigido para cada curso, faça o download e a leitura do edital abaixo:

EDITAL DE SELEÇÃO APRENDENDO PROFISSÕES

A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, ressalta a importância da qualificação principalmente para quem está buscando uma vaga de emprego. “O mercado de trabalho vem mudando, novas profissões vão surgindo e outras se modernizando. Para garantir empregabilidade, o trabalhador precisa estar preparado e na missão da Semtrad, nós estamos proporcionando várias capacitações para que o profissional tenha a oportunidade de se qualificar e estar à altura das vagas que o mercado passar a oportunizar a partir de agora. E também para que ele possa empreender, gerar emprego e renda, a partir do que chamamos de auto emprego, que é a geração empreendedora”, destaca Ananda.

Segundo o diretor de Qualificação Profissional da Semtrad, Fabio Castro, o departamento busca aliar as necessidades da população com a oferta de vagas sempre gratuitas. “Uma das principais vertentes de trabalho da Semtrad, hoje, é elaborar e executar políticas públicas que contribuam para a qualificação profissional da população e sua inserção no mercado de trabalho. O lançamento desse pacote de cursos engrandece as ações já realizadas pela Prefeitura em prol do cidadão, como contribuição para sua melhoria de vida”, explica Castro.