15/04/13 | 10:13
Prefeitura de Manaus realiza ação de cidadania na zona Sul

A Prefeitura de Manaus realizou, neste sábado, 13, uma grande ação de cidadania, no bairro Petrópolis, zona Sul, com a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Mais de quatro mil atendimentos foram registrados na atividade que começou às 8h e continuou até as 14h, na Escola Municipal Thomás Meirelles.

Oito secretarias municipais estiveram envolvidas na ação que, entre outros serviços, oferecia a emissão de documentos de identidade, carteira de trabalho, cadastro no programa Bolsa Família, realização exames rápidos de glicemia, aferição da pressão arterial, distribuição de mudas, além de orientações sobre direitos humanos, meio ambiente e saúde da família.

“A gente tenta identificar os problemas e avalia a melhor maneira de solucioná-los imediatamente, usando o espaço da escola e aproveitando o momento para também olhar o que os estudantes precisam. Acredito que com essa atividade todos ganham comunidade e Prefeitura, porque se faz um raio-x da situação de determinada região e no Petrópolis se congregam muitas comunidades”, explicou Goreth Garcia Ribeiro, secretária municipal de Assistência Social.

Participaram da ação social coordenada pela Semasdh, às secretarias municipais de Trabalho (Semtrad), Educação (Semed), Empreendedorismo e Abastecimento (Sempab), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Saúde (Semsa).

Durante o evento, teve quem foi em busca de oportunidade de emprego até quem queria apenas um novo visual, como o pedreiro Ricardo Rodrigues, 55. Ele verificou se a pressão arterial está em dias e ainda cortou o cabelo. “Quero chegar em casa bem mais bonito para minha esposa”, brincou.

Já para trabalhadora autônoma Maria Mônica Ramos, 45, o que mais lhe agradou foi a possibilidade de tirar a Carteira de Trabalho do filho Jonas Pedro, de 16 anos, em busca do primeiro emprego. O subsecretário do trabalho, Vicente Filizzola, acompanhou de perto as ações do SINE/Manaus que foi com toda a estrutura para atender a população do bairro.

Como sempre nessas ações as crianças também não ficaram de fora, brincando e cantando com os palhaços do grupo Garis da Alegria, elas aprenderam lições importantes, como os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

No próximo sábado (20/4) a SEMTRAD levará para a comunidade do bairro Jorge Teixeira II, o 6° Circuito do Trabalho. O evento será realizado a partir de 8h na escola municipal Themístocles Pinheiro Gadelha.

REPORTAGEM: Alita Menezes e Michelangelo Botto