09/11/18 | 16:20
Prefeitura certifica mais de 1,5 mil alunos do Projeto Empreendedorismo nas Escolas

A estudante Isabelle Cardoso Rego, 14 anos, quer ser designer, mas hoje seus planos vão além. “Quero ter meu próprio escritório de design e já penso em abrir um negócio de confeitaria. Ainda estou pensando no que fazer”. Isabelle é uma dos 1,5 mil estudantes da rede pública certificados na manhã desta sexta-feira, 09/11, pelo projeto “Empreendedorismo nas Escolas”. A cerimônia de certificação coletiva foi realizada na Arena Amadeu Teixeira.

O projeto “Empreendedorismo nas Escolas” faz parte do Programa “Manaus Mais Empreendedora”, lançado ano passado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), a partir da verba de emenda parlamentar destinada pelo então vereador Plínio Valério. O objetivo é implementar, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a cultura empreendedora em Manaus a partir da educação de base nas escolas do município. O projeto-piloto envolveu 1.519 alunos e 375 professores de 18 escolas, incluindo duas localizadas na zona rural.

A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, disse que o projeto-piloto “Empreendedorismo nas Escolas” foi desenvolvido com sucesso pelos resultados atingidos. “O projeto mostrou que é efetivo, sustentável e não demanda grandes recursos financeiros”, avalia. “A médio prazo teremos uma sociedade diferenciada e jovens com uma nova mentalidade e comportamento de serem os empregadores a partir de negócios inovadores e com resultados para a economia da cidade”.

Segundo a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, é cada vez mais importante desenvolver nas crianças e adolescentes habilidades para que saibam organizar a vida deles desde cedo e os ensinar a prospectar o futuro a partir de iniciativas que estimulem o uso da criatividade e que fomente neles um perfil mais empreendedor.

“O desenvolvimento desse projeto com a Semtrad veio somar às ações que temos feito na secretaria para fortalecer a educação de uma forma integral, que visa qualificar o aprendizado dos estudantes, trabalhando a construção do saber, formando cidadãos autônomos, críticos e reflexivos. Todo conhecimento que possamos levar a nossos educadores e alunos sem dúvida alguma reflete em melhorias para nossa sociedade como um todo”, disse a secretária da Semed.

O autor da emenda que viabilizou o projeto, vereador Plínio Valério, falou para os adolescentes presentes para que eles pensem em empreender e inovar, mas sabendo que toda caminhada prevê vitórias, mas também derrotas. “Não se cobrem em demasia. Vocês não são obrigados a vencer; somos obrigados a lutar sempre e com os sonhos que cada um carrega consigo. É importante que seja um sonho sonhado com muita gente”, disse Valério.

META PARA 2019

Para 2019, a secretária Ananda Carvalho anunciou a continuidade do projeto, tendo o dobro da meta deste ano: eles pretendem atingir 4 mil estudantes. Em dois anos, Semtrad e Semed querem atingir até 500 escolas do município.

SOBRE O PROJETO

Lançado no final do ano passado, como parte do Programa Manaus Mais Empreendedora, o Programa Empreendedorismo nas Escolas visa o ensino das metodologias do empreendedorismo aos estudantes de 6º ao 9º ano da rede pública municipal.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) foi a instituição vencedora do edital de seleção para os treinamentos e levou sua metodologia para as salas de aula na primeira etapa do programa.

QUADRO | NÚMEROS DO PROJETO

Alunos envolvidos e certificados: 1.519 é o número de alunos atendidos pelo projeto-piloto.
Professores que receberam palestra sobre empreendedorismo: 375.
Escolas atingidas: 18 em todas as zonas da cidade e zona rural.
Meta para o próximo ano: atender mais de 4 mil alunos.