27/07/18 | 13:07
Prefeitura certifica 30 mulheres de turma de Customização de Roupas

“É importante que nós, mulheres, possamos nos sentir empoderadas e parte do meio em que vivemos”. Com esta frase a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres (órgão vinculado à Semmasdh), Raimunda Rodrigues, caracterizou a felicidade de ver uma turma de 30 mulheres recebendo a certificação pelo curso de Customização de Roupas, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Na tarde desta quarta-feira, 25/07, 30 mulheres dos projetos da Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres, participaram da cerimônia de certificação do curso de Customização de Roupas, fruto de emenda parlamentar direcionada exclusivamente ao público feminino, promovido através do projeto Qualifica Manaus, que faz parte do programa Manaus Mais Empreendedora.

Lylle Abreu, da The Ladies Brechó, já tinha experiência no ramo de customização, mas mesmo assim decidiu participar do curso. “É muito bom se atualizar, aprender novas técnicas e principalmente aprender com as outras meninas. São novas experiências e perspectivas adquiridas através da interação nas aulas”, ressaltou.

Para o diretor do departamento de Qualificação Profissional da Semtrad, Fábio Castro, criar políticas públicas para inserção das mulheres no mercado de trabalho, é um compromisso firmado pela Semtrad. “Desde 2016, nós temos cursos direcionados a elas, sempre em parceria com alguma instituição, como o próprio Senac. São cursos de capacitação e também com assuntos voltados a vertente empreendedora”, disse ele.

Qualificação profissional gratuita

O departamento de Qualificação da Semtrad oferece ao público, em conjunto com outras secretarias e instituições parceiras, vários cursos de capacitação profissional de forma gratuita, visando a ampliação de oportunidades, colocação e recolocação da população no mercado de trabalho. Para o segundo semestre de 2018, alguns editais já foram lançados com novos cursos direcionados a mulheres.