23/02/18 | 11:41
Prefeitura abre inscrições para oficinas gratuitas de Arduino e Impressão 3D voltadas para o público feminino

oficinas para mulheres

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), e em parceria com o coletivo Maker Manaus, abre inscrições na segunda-feira, 26/02, para duas oficinas gratuitas de Arduíno e Impressão 3D. O diferencial é que as vagas, que são limitadas, serão destinadas ao público feminino e as inscrições se encerram no dia 02 de março, na sede da Semtrad, das 8h às 13h.

“Direcionamos as duas oficinas para mulheres por dois motivos: para fomentar a participação feminina em cursos voltados às novas tecnologias, tradicionalmente dominados por homens, e também para contribuir com as discussões que o mês de março traz ao papel da mulher no mercado de trabalho”, explica a secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, lembrando que ainda haverá outros eventos voltados para o público feminino.

O diretor de Qualificação da Semtrad, Fábio Castro, ressalta a parceria com o coletivo Maker Manaus, que inaugura o Fab Lab, primeiro laboratório de fabricação digital de Manaus. “É uma parceria importante para a qualificação de mão de obra voltada para tecnologia com viés na prática criativa, pois sabemos da carência de profissionais, e ainda mais profissionais mulheres, que saibam atuar nesta área”, argumenta Castro.

A Oficina de Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica que pode ser usada para controlar um robô, uma lixeira, um ventilador, as luzes de uma residência ou a temperatura de um ar condicionado. Será realizada no dia 10 de março com turmas das 9h às 13h e das 14h às 18h.

Já a Oficina de Impressão 3D é voltada para todos que querem aprender a utilizar esta ferramenta para criar modelos de seus projetos. Será mostrado como funciona a impressão 3D e como fazer um modelo para impressão. Será realizada no dia 17 de março com turmas das 9h às 13h e das 14h às 18h.

A metodologia maker volta-se para uma imersão prática, levando os participantes a descobrir a cultura do fazer e experimentar com novas tecnologias, expandindo suas possibilidades criativas.

Como se inscrever

As duas oficinas serão realizadas nos dias 10 e 17 de março, na Incubadora UniNorte Empreende. De acordo com o FabLab não é necessário conhecimento prévio na área das duas oficinas, mas é necessário levar um notebook e ter a partir de 18 anos e, no mínimo esteja cursando o Ensino Médio.

Para se inscrever, as mulheres interessadas devem se dirigir à sede da Semtrad, na avenida Rio Jamary, 77, no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, das 8h às 13h.

É importante levar os documentos originais e cópias do RG, CPF e comprovantes de escolaridade e residência.

Sobre o coletivo Maker Manaus

Parceiro da Semtrad, o Maker Manaus é um coletivo que tem como proposta difundir os princípios da Cultura Maker em Manaus, por meio de palestras, workshops e reuniões tendo como principal projeto viabilizar o primeiro FabLab (laboratório de fabricação digital) de Manaus. Eles integram a Rede Fab Lab Brasil, que junto a todos os Fab Labs fazem parte de uma rede internacional de laboratórios de fabricação digital fundada no MIT.