29/04/18 | 11:58
Ministro do Trabalho entrega selo a empresas que mais empregaram em Manaus  

 

Discutir e fomentar o emprego formal no Amazonas foi o desafio deixado pelo ministro do Trabalho, Helton Yomura, a empresários que participaram do Café de Negócios, evento promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), no último sábado, 28/04, durante as comemorações pelo Mês do Trabalhador. O evento fez parte de uma série de atividades integradas pela Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-AM) e parceiros, no Clube do Trabalhador (Sesi).

Yomura falou dos índices positivos dos primeiros meses relativos a emprego no Brasil, mas destacou os desafios de regiões como o Norte. “Estou reforçando minha presença em Manaus novamente justamente pelo desafio que temos em discutir e fomentar o emprego formal no Estado do Amazonas”, ressaltou o ministro, que também conversou com trabalhadores que participaram das oficinas oferecidas pela Semtrad.

Sobre a Reforma Trabalhista, Helton Yomura disse que o balanço tem sido positivo para desenvolver a economia e impulsionar o setor produtivo no país. “As novas modalidades da Reforma Trabalhista estão sendo largamente utilizadas por vários segmentos, como o trabalho intermitente e os contratos com acordo entre empregado e empregador, entre outros”.

A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, destacou que a fala do ministro foi ao encontro dos objetivos da Prefeitura de Manaus no que diz respeito a emprego e renda. Ela explicou que sua secretaria criou, para o evento da SRTE, a Estação Semtrad de Oportunidades com o objetivo de unir as duas pontas entre trabalhador e empregador, daí porque a criação do Café de Negócios para estreitar ainda mais as relações com empresas que possam oferecer mais vagas ao Sine Manaus.

“Na Estação Semtrad que montamos aqui temos desde oficinas que ensinam um ofício para quem está desempregado, fomentando o autoemprego; a certificação de mais de 140 trabalhadores como antenistas; até um Café de Negócios para reconhecer com o selo Empresa Amiga do Trabalhador as que cederam mais vagas de emprego ao Sine Manaus”, disse Ananda Carvalho, ressaltando as diretrizes do prefeito Arthur Neto para a geração de emprego e renda na cidade.

SERVIÇO GRATUITO

Ananda falou, ainda, sobre o papel do Sine Manaus tanto em oferecer vagas de emprego aos trabalhadores, como também em atender empresas com serviços de recrutamento. “Hoje, as empresas terceirizam o processo de seleção de mão de obra e o Sine Manaus faz isso de graça e com muita qualidade. Queremos apresentar às empresas este serviço também como uma maneira de aumentar o número de vagas que passam a ser oferecidas ao trabalhador em Manaus”.

No Café de Negócios as cinco empresas que mais ofereceram vagas ao Sine Manaus no último ano foram: I Sheng do Brasil, GRSA Alimentação e Serviços, Samsung, Amore Rent a Car e Cachaçaria do Dedé. O ministro Helton Yomura participou da cerimônia de reconhecimento a essas empresas.

As comemorações pelo Mês do Trabalhador, no Sesi, também contaram com a Corrida do Trabalhador, emissão de carteiras de trabalho, seguro-desemprego e outros serviços.