04/04/13 | 18:00
Jovens recebem diplomas de Qualificação Profissional

Para coroar os 100 dias de administração do prefeito Arthur Virgílio Neto, a secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad) fez a diferença e entregou nesta quarta-feira (03/04) certificados de conclusão do primeiro curso de qualificação profissional para 43 jovens aptos a ingressarem no mercado de trabalho.

Segundo o secretário municipal do Trabalho, Guto Rodrigues, a ideia surgiu no Circuito do Trabalho realizado em 19 de janeiro, bairro Nova Floresta, quando se observou a necessidade de programar um projeto piloto de qualificação profissional para jovens e adultos. Pensando nisso, a prefeitura de Manaus por meio da Semtrad iniciou no dia 4 de Março, o 1º Módulo dos Cursos Básicos de Português, Matemática, Informática e Orientação ao Trabalhador.

A cerimônia realizada no ginásio da Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, no bairro Floresta, contou com a presença de amigos e familiares dos formandos, sendo prestigiada pela 1ª dama do município, Goreth Garcia do Carmo Ribeiro, que representou o prefeito Arthur Virgílio. “Fiquei encantada com o projeto ampliando a capacidade de formação profissional através da educação”, disse.

Na oportunidade de entrega dos certificados, o secretário municipal do Trabalho Guto Rodrigues e o subsecretário da pasta Vicente Filizzola, anunciaram a contratação imediata de vinte jovens que passaram pelo processo de requalificação profissional que a partir de agora vão trabalhar numa empresa do Distrito Industrial, a Brasjuta da Amazônia. “A novidade foi motivo de orgulho não só para nós que estamos na secretaria do trabalho, mas principalmente para esses jovens recém-formados com direito ao bem mais sagrado, a cidadania”, disse o subsecretário Filizzola.

Um dos formandos, Weydson da Silva Oliveira, disse emocionado que o curso foi a melhor coisa que aconteceu em sua vida. “Agradeço ao prefeito Arthur a forma como está ajudando aos jovens que precisam se qualificar para conseguir um emprego no concorrido mercado de trabalho. Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Álvaro Campelo, falou que a equipe da prefeitura através da Semtrad está de parabéns com a forma que está formando os jovens. Dessa forma eles serão o futuro de Manaus e porque não dizer do Amazonas.

O secretário da Semtrad, Guto Rodrigues, enfatizou que o principal objetivo foi alcançado, ou seja, o de qualificar mão-de-obra preparando os jovens para concursos públicos e o mercado de trabalho.  Com isso, vamos garantir mão-de-obra qualificada para o acesso ao primeiro emprego na Zona Franca de Manaus, e conseguimos colocar praticamente a metade da primeira turma, garantiu.

COMO FUNCIONOU O CURSO

A carga horária ficou distribuída da seguinte forma: 32 horas/aula divididos em quatro etapas: 1ª etapa de Português, 2ª etapa de Matemática, 3ª etapa Informática e 4ª etapa de Orientação ao Trabalhador.

Reportagem: Michelangelo Botto

Assessor de Comunicação: Edinaldo Sousa

Telefones de contato: 3631-2309 / Edinaldo Sousa (8842-1107/9981-5132)