04/07/18 | 13:52
Aluna da Jornada Empreendedora é premiada em concurso nacional

Sirrame Lobato, aluna da Jornada Empreendedora ‘Vai ou Racha’, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) e Junior Achievement, foi premiada na final do concurso nacional ‘Geração Empreendedora – Desafio Brasil’, realizado em São Paulo, no último dia 03 de julho.

Manaus teve quatro classificados, todos ex-alunos dos cursos de qualificação empreendedora da Semtrad, em parceria com Junior Achievement. Os finalistas do ‘Geração Empreendedora’ passaram por um treinamento em São Paulo e poderiam receber até R$ 7.500,00 para investirem em seus negócios. Dentre os finalistas, foram selecionados dois negócios vencedores que mais se destacaram.

O empreendimento que garantiu o segundo lugar de Sirrame é a ‘Lobato Refeições Coletivas’, que fornece marmitas de comida caseira para pequenas empresas e para grupos de no mínimo 5 pessoas.

Sirrame sabia que tinha chances de ganhar, mas a dúvida ainda era grande. “Eu tinha a expectativa de ganhar, porém, não tinha certeza, pois estava concorrendo com outros grandes negócios. O mais engraçado é que na hora em que estávamos ensaiando no palco, eu até brinquei agradecendo o prêmio, mas não tinha noção de que estava treinando para o momento certo. Eu não acreditei quando ouvi meu nome, a sensação foi inexplicável”, disse ela.

“Para mim foi uma honra ser a segunda colocada, ser uma das finalistas que saiu de Manaus, e levar esse reconhecimento de melhor empreendimento para minha cidade é de extremo valor sentimental. Agora é começar a pensar na ampliação da minha cozinha e dos meus clientes”, ressaltou ela lembrando da importância do crescimento da cultura empreendedora em Manaus.

A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, destacou o resultado como um dos trabalhos de Qualificação empreendedora que a Semtrad vem desenvolvendo. “Nosso departamento de Qualificação junto com a Junior Achievement mobilizaram esses jovens e é gratificante saber que Manaus foi tão bem representada, com quatro representantes sendo um deles premiado. Isto mostra que o nosso trabalho está dando bons frutos”, destacou Ananda, informando que Sirrame receberá a consultoria no Escritório do Empreendedor.

Ananda Carvalho também lembra das palavras do prefeito Arthur Neto, na inauguração do Escritório do Empreendedor, dando conta de que Manaus precisa de pessoas com que queiram empreender e inovar com novos negócios.

Para a gerente executiva da Junior Achievement, Nayara Cruz, o sentimento é de dever cumprido. “É uma grande alegria pra mim! A Junior Achievement tem a missão de disseminar a cultura empreendedora ao redor do mundo e é isso que fazemos. Desejo muito sucesso a todos os empreendedores amazonenses participantes, especialmente a empreendedora Sirrame Carvalho, que nos enche de orgulho pelo prêmio conquistado”, disse ela.

Sobre o Desafio Brasil – Geração Empreendedora

O ‘Geração Empreendedora’ é um concurso direcionado a organizações e a jovens microempreendedores, de 18 a 35 anos de idade, iniciantes ou já atuantes no mercado, que realizam atividades econômicas de pequena escala ou possuem pequenos negócios, e que participaram dos treinamentos na metodologia da Junior Achievement.